A PROFUNDIDADE DO CONHECIMENTO DE DEUS
Versículo: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” Romanos 11:33
Reflexão: Queremos entender tudo. Explicações, motivos, razões. “Por que isso aconteceu comigo?” “Por que Deus permitiu aquilo?” “Qual o sentido desse sofrimento?” Gastamos energia tentando decifrar os mistérios de Deus como se Ele fosse um quebra-cabeça que precisamos montar. Porém, a verdade é que existem coisas que simplesmente não vamos entender neste lado da eternidade. E está tudo bem!
Paulo não estava frustrado quando escreveu essas palavras. Estava maravilhado. Ele contemplava a grandeza de Deus e, em vez de se sentir ameaçado pelo que não conseguia compreender, se encheu de adoração. Porque existe algo profundamente libertador em reconhecer que Deus é maior que nossa capacidade de entendê-lo. Se pudéssemos explicar tudo sobre Deus, Ele não seria Deus. Seria apenas uma versão ampliada de nós mesmos.
A questão não é entender cada detalhe do plano divino. A questão é confiar no caráter de Quem está no controle. Você pode não entender por que aquela porta fechou, por que aquela oração ainda não foi respondida, por que o caminho ficou tão difícil. E está tudo bem não entender. Porque você conhece Aquele que sabe de tudo. E Ele é bom. Sempre.
Pergunta para reflexão: Você tem lutado para entender os caminhos de Deus em vez de simplesmente confiar no Seu caráter?
Oração: Deus, perdoa minha teimosia em querer entender tudo. Ensina-me a descansar na Tua sabedoria, mesmo quando não compreendo. Tu és bom, e isso me basta.