A BÊNÇÃO DE CONFIAR NO SENHOR
Versículo: “Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas…” Jeremias 17:7-8
Reflexão: Já reparou como algumas árvores conseguem sobreviver às piores secas? Enquanto tudo ao redor murcha e morre, elas permanecem verdes, viçosas, dando frutos como se nada tivesse mudado. O segredo não está na força da árvore, mas na localização das suas raízes. Se estão plantadas junto a um rio, não importa quanto tempo fique sem chover. A água continua chegando, invisível, constante, alimentando a vida mesmo quando tudo parece árido.
Jeremias usa essa imagem para falar de confiança. Quem deposita sua vida em Deus é como essa árvore. As crises vêm, as tempestades batem, as secas chegam. Não há como escapar das dificuldades da vida. Porém, existe uma diferença gritante entre quem confia em Deus e quem confia em si mesmo. Quando suas raízes estão mergulhadas nas águas do Espírito, você tem acesso a uma fonte que nunca seca. Paz em meio ao caos. Esperança quando tudo parece perdido. Força quando todos os recursos acabaram.
A confiança verdadeira não é ausência de problemas, é permanência em Deus apesar dos problemas. Não é nunca passar por secas, é continuar frutificando mesmo quando a chuva não vem. Onde estão suas raízes hoje? Em que você tem depositado sua confiança? Porque o lugar onde você se enraíza determina se você vai murchar ou florescer.
Pergunta para reflexão: Em momentos de dificuldade, suas raízes têm estado firmes em Deus ou você tem se abalado porque está enraizado em coisas que falham?
Oração: Senhor, quero ser como essa árvore plantada junto às águas. Aprofunda minhas raízes em Ti. Que minha vida produza frutos constantes, mesmo quando as circunstâncias estiverem áridas. Tu és minha fonte.