NÃO POR FORÇA, MAS PELO ESPÍRITO DE DEUS
Versículo: “Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel… Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” Zacarias 4:6
Reflexão: Existe uma tendência perigosa em nós: achar que se nos esforçarmos o suficiente, conseguiremos realizar os propósitos de Deus. Planejamos, organizamos, trabalhamos até a exaustão, como se o sucesso do Reino dependesse da nossa capacidade. E quando as coisas não funcionam, ficamos frustrados, cansados, prontos para desistir. Porém, Deus nunca nos chamou para fazer Sua obra com nossa força. Ele nos chamou para depender do Seu Espírito.
Zorobabel estava diante de uma tarefa impossível: reconstruir o templo em meio a oposição feroz, recursos limitados e desânimo geral. Humanamente falando, era inviável. Então Deus interveio com uma palavra simples, mas revolucionária: “Pare de tentar fazer isso sozinho. Deixe Meu Espírito trabalhar.” E o que era impossível na força humana se tornou realidade no poder divino. A questão não era quanto Zorobabel conseguia fazer. Era quanto Deus podia fazer através dele quando ele parava de confiar em si mesmo.
Hoje, onde você está lutando na sua própria força? Qual situação te deixa exausto porque você está tentando resolver sozinho? Pode ser um relacionamento quebrado, um ministério que não avança, uma mudança de vida que parece impossível. Pare. Respire. Entregue ao Espírito Santo. Porque o que você não consegue fazer com toda sua força, Deus faz com facilidade quando você finalmente se rende ao Seu poder.
Pergunta para reflexão: Você tem confiado mais na sua capacidade de realizar coisas ou na direção e poder do Espírito Santo?
Oração: Espírito Santo, perdoa meu orgulho de tentar fazer tudo sozinho. Rendo minhas forças, meus planos, minha vontade. Trabalha em mim e através de mim. Que tudo seja pelo Teu poder, não pelo meu.