ABRAÇANDO O NOVO DE DEUS
Versículo: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, e, agora, sai à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.” (Isaías 43:18-19)
Reflexão: Você já reparou como é fácil ficar grudado no passado? Nossas mentes adoram revisitar fracassos, decepções e até mesmo sucessos antigos. Porém, Deus sussurra uma verdade libertadora: “Pare de olhar para trás, porque estou fazendo algo completamente novo na sua frente.” Isaías estava falando para um povo cansado de exílio, e a mensagem ecoa perfeitamente para nós hoje.
O “novo” de Deus não é apenas uma reforma do que já existe. É algo totalmente inédito, nascido do coração criativo dAquele que fez o universo do nada. Ele não está limitado pelo seu histórico de fracassos ou pelo seu passado doloroso. Na verdade, Ele se especializa em criar caminhos onde só existe deserto e fazer brotar rios em lugares que pareciam condenados à sequidão para sempre.
Hoje é o primeiro dia de agosto, uma página em branco esperando ser escrita pela criatividade divina. Deus está perguntando: “Você consegue perceber o que estou fazendo?” Talvez seja hora de largar aquela mágoa antiga, deixar aquele medo que te paralisa ou soltar aquela descrença que te impede de sonhar. O novo de Deus já começou, você só precisa abrir os olhos para ver.
Pergunta para reflexão: Que memória ou experiência do passado você precisa soltar hoje para abrir espaço para o novo que Deus quer fazer?
Oração: Pai criativo, confesso que às vezes fico preso nas lembranças antigas. Abre meus olhos para ver o novo que estás fazendo. Dá-me coragem para soltar o que passou e abraçar com fé os caminhos inéditos que preparaste para mim.