O QUE SAI DE DENTRO
Versículo: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.” (Lucas 6:45)
Reflexão: Jesus estava explicando uma lei espiritual fundamental: você não pode dar o que não tem. Suas palavras e ações são sempre um reflexo direto do que você tem guardado no coração. É como uma fonte – ela só pode jorrar o tipo de água que tem em seu reservatório. Se você quer que saia algo diferente, precisa mudar o que está sendo armazenado.
Isso é ao mesmo tempo assustador e esperançoso. Assustador porque significa que não podemos fingir indefinidamente – eventualmente, o que está dentro vai aparecer. Esperançoso porque significa que podemos mudar o que sai simplesmente mudando o que entra. Se você encher seu coração com a Palavra de Deus, amor, gratidão e pensamentos puros, isso é o que vai transbordar.
A pergunta não é se seu coração vai transbordar, mas o quê vai transbordar. Todo dia você está fazendo depósitos no banco do seu coração – através do que assiste, lê, ouve, pensa. Esses depósitos vão inevitavelmente se manifestar em suas palavras e ações. Por isso é tão importante ser intencional sobre o que você permite entrar em sua mente e coração.
Pergunta para reflexão: Se alguém analisasse suas palavras e ações da última semana, que tipo de “tesouro” concluiria que você tem guardado no coração?
Oração: Senhor, quero que meu coração seja um tesouro de coisas boas. Ajuda-me a ser seletivo com o que permito entrar em minha mente, para que o que saia seja reflexo da Tua bondade e amor.