CONFIANÇA VERSUS CONTROLE
Versículo: “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?” (Mateus 6:25)
Reflexão: Jesus estava falando para pessoas que conheciam bem a ansiedade sobre o básico da vida. Não tinha nem tipo de seguro, poupança ou cartão de crédito. Se não trabalhassem, não comiam. Mesmo assim, Ele disse algo que deve ter soado loucura: “Parem de se preocupar.” Porém, não era irresponsabilidade – era um convite para um tipo de vida que a maioria das pessoas nem imagina que seja possível.
A preocupação é basicamente uma tentativa de controlar o futuro através do pensamento. Como se, ao imaginar todos os cenários ruins, pudéssemos de alguma forma impedi-los de acontecer. Jesus, porém, aponta uma verdade devastadora: preocupar-se é completamente inútil. Você nunca viu alguém crescer 2 centímetros só porque se preocupou com a altura, nem viver um dia a mais por se preocupar com a morte.
A alternativa que Jesus oferece não é negligência, mas confiança. É reconhecer que você tem um Pai celestial que cuida dos pássaros do céu e das flores do campo, e que Se importa infinitamente mais com você do que com eles. Isso não significa que problemas não vão aparecer, mas que você não precisa carregar sozinho o peso de resolver tudo. Há uma diferença enorme entre ser responsável e ser controlador.
Pergunta para reflexão: Que preocupação específica você precisa trocar por confiança hoje, reconhecendo que está tentando controlar algo que só Deus pode cuidar?
Oração: Pai cuidador, perdoa minha tendência de tentar controlar o que só Tu podes administrar. Ensina-me a diferença entre responsabilidade e preocupação. Que eu confie no Teu cuidado perfeito por mim.